Páginas

sábado, 24 de março de 2012

SOMÁTICA: uma nova visão do corpo humano e dos segredos inerentes ás suas transformações


1) O soma e suas funções sensório-motoras "Somática"é o nome dado ao campo de estudos que visa o corpo humano apartir de dentro, tanto quanto apartir de fora. Todo ser humano individual tem a capacidade de olhar para seu própio corpo de uma maneira categoricamente diferente do ponto de vista objetivo que usa, por exemplo um cientista ao observar o mesmo corpo apartir do exterior. Todo indivíduo vivo tem uma vantagem observacional única que falta ao observador científico: a consciência dos eventos internos, fisiológicos, cujas atividades constantes são a causa subjacente da estrutura corporal objetiva que o cientista observa. O indivíduo enquanto observador tem uma experiência imediata do seu própio corpo que é inacessível a qualquer outro observador.
Por isso o campo da "somática" refere-se ao "soma" mais do que ao corpo: apartir de fora, pode-se observar apenas um corpo; apartir de dentro, cada um de nós pode observar este mesmo corpo como um soma. Enquanto que um corpo é um objeto-uma coisa-o soma é um processo de sensações e sentimentos com um sentido de movimento que esta constantemente fluindo do passado para o futuro.

 A distinção entre corpo e soma torna-se óbvia se você se olhar no espelho, á sua frente esta o reflexo objetivo de seu própio corpo- e só. Mas, então feche os olhos e observe o pêso sôbre a planta dos seus pés, as pressões no abdomen, o movimento do diafragma na inspiração, a sensação do ar refrescando as narinas, os sutis deslocamentos no equilíbrio vertical, etc, e você estará experienciando o processo do seu soma- algo que não pode ser experienciado na imagem do espelho. Desta forma, o soma é mais do que o corpo.

Para nós mesmos, somos somas. Para os outros somos corpos. E isto porque, enquanto indivíduos, experienciamo-nos apartir do ponto de vista da primeira pessoa- como "eu"; os outros(por ex. observadores científicos) experienciam-nos apartir do ponto de vista da terceira pessoa- como "ela" ou "ele". O objetivo da Somática é ensinar os seres humanos enquanto somas-em vez de enquanto corpos-de forma que possamos aproveitar os extraordinários poderes de auto-educação que possuímos como somas. O que é único a nosso respeito como somas tem dois aspectos: 1)UM SOMA É AUTO-CONSCIENTE e 2)UM SOMA É AUTO-REGULADO. Estes dois fatores abrem todo um reino de possibilidades para a transformação humana que não existe para o corpo objetivo. A auto-consciência de um soma é um fato neurofisiológico: é consciência sensorial. Temos um elaborado sistema sensorial interno que informa-nos diretamente sôbre o comprimento dos nossos músculos, sôbre as pressões variadas em nossas articulações, sôbre a pressão variada no ducto alimentar, o equilibrio da parte superior do corpo, a sensação de ar na pele, e assim por diante. Isto é chamado de sistema sensorial propioceptivo. A auto-regulação do soma é a nossa capacidade ativa de mudar e de ajustar nosso processo iinterno. Ajustanddo nosso sistema muscular, podemos modificar nosso equilíbrio, reduzir nossa pressão sôbre as vísceras, intensificar ou reduzir o consumo de energia-podemos mesmo controlar coisas tão sutis como as ondas cerebrais, a pressão sanguínea e a temperatura da pele. Isto é chamado sistema motor-um sistema somático que pode ser treinado para fazer coisas surpreendentes. O poder único da auto-consciência e da auto-regulação somáticas é confirmado por parte da medicina de que a expectativa do paciente de ficar bom é um fator primordial para que ele de fato fique bom, Isto é chamado "efeito placebo". Assim a experiência somática, em primeira pessoa, da expectativa do paciente, já reconhecida pela medicina como uma causa de mudanças fisiológicas-o que é o mesmo que dizer que a consciência de estar sendo tratado leva diretamente á auto-regulação do nosso processo somático, promovendo a cura. Isto não é um caso de "mente" influenciando o "corpo". O soma não é a mente, é o processo auto-consciente e auto-motor do corpo. Tampouco é o "corpo"; o corpo é uma coisa objetiva-um objeto, um "ele"-enquanto que um soma é uma realidade subjetiva-um "eu". Em suma em Somática não há distinção entre corpo e mente. Há apenas o indivíduo vivo que se vê apartir de dentro ou que é visto pelos outros apartir de fora. Há dois pontos para a observação, mas há apenas um individuo. VIVEMOS TEMPOS EM QUE ESSA PESPECTIVA SUBJETIVA, SOMÁTICA, É DESQUALIFICADA, E ENTÃO NOS TORNAMOS UM OBJETO ENTRE OUTROS OBJETOS. SOMOS MAIS UM OBJETO ENTRE OUTROS OBJETOS. A capacidade de auto-conhecimento e de auto-regulação do soma humano é fatualmente evidente apartir da forma com que o sistema nervoso central é constituído. O sistema sensório-motor é o fato mais central do sistema nervoso. A coluna tem duas partes neurológicas; a parte posterior é por onde todos os nervos penetram na medula, subindo para o cérebro; a parte anterior é por onde todos os nervos motores saem da medula, descendo do cérebro. Os tratos sensorial e motor se encontram na parte central superior do cérebro, na borda do sulco central, constituindo a tarefa funcional central do cérebro: SENTIR O SOMA E REGULA-LO. 2) EDUCAÇÃO SOMÁTICA Se um ser humano é apenas um corpo objetivo, só se pode ajudar esse corpo a transformar-se fazendo algo para ele apartir de fora; por ex. pode inocular drogas no corpo ou corta-lo cirúrgicamente. Mas se um ser humano é também um soma auto-perceptivo e auto-regulado, é possível ajuda-lo a mudar fazendo algo de dentro. Há 40 anos acreditava-se firmemente que a consciência era causada pelas ondas cerebrais e, por conseguinte, não poderia ser uma causa das ondas cerebrais. Hoje sabemos que isso é falso. Qualquer pessoa pode aprender a controlar suas ondas cerebrais , se estão mais altas ou mais baixas. Tornando-se CONSCIENTES de suas funções cerebrais, ela aprende a regula-las. Esta capacidade que a consciência tem de mudar processos fisiológicos foi reconhecida por ninguém menos do que o neurofisiologista Paul Mclean que, ao receber o prêmio nobel, anunciou que devemos pensar na consciência como uma força causal. Seu ponto de vista é claramente o da Somática. O processo de biofeedback é uma confirmação sólida da importância da educação somática, uma forma de auto-educação. A CAPACIDADE DE AUTO-TRANSFORMAR ATRAVÉS DO APRENDIZADO SOMÁTICO É MUITO MAIS AMPLO DO QUE SE PODE SUSPEITAR. Estamos hoje apenas começando a explorar as enormes possibilidades desta área. O campo da Somática esclareceu a forma que a consciência pode mudar nosso processo fisiológico: utilizando a completude do nosso sistema sensório-motor. Sabemos agora que o sistema motor opera como um "sistema fechado de laços de retroalimentação"(H. Maturana), isto é , o disparo dos neurônios motores depende da informação sensorial e a informação sensorial depende dos disparos dos neurônios motores. Mas na medida em que a ação reguladora dos neurônios motores depende da informação sensorial, se criamos uma informação sensorial nova e diferente, podemos criar novas e diferentes ações reguladoras no sistema motor. Por exemplo, quando alguém tem os músculos das costas crônicamente contraídos em um espasmo dolororoso, esta péssoa sente-se impotente, pois não pode relaxar voluntariamente os músculos contraídos. ELA PERDEU O CONTROLE MOTOR DOS MÚSCULOS. Mas se essa pessoa pode receber informações sensoriais novas desses músculos, pode começar a controla-los e relaxa-los. ISTO É EDUCAÇÃO SOMÁTICA. É uma transformação fisiológica que ocorre dentro do soma. A mudança acontece não devido a uuma intervenção médica e sim átraves do aprendizado somático interno. Tome-se, também o exemplo de uma pessoa cujo tronco inteiro é torcido para um dos lados. Em termos médicos, isto é chamado escoliose- um problema que os médicos tentam resolver átraves de meios intenvecionistas da cirurgia ou das alavancas mecânicas. Mas encarada do ponto de vista da Somática, a escoliose não é um proplema corporal e sim uma perda interna do controle dos músculos de um dos lados do corpo. A pessoa com escoliose sempre contraiu crônicamente os músculos do lado encurtado e não sabe mais como relaxa-los. Sua capacidade reguladora é deficiente. Mas quando a pessoa que sofre de escoliose recebe informações sensoriais novas sôbre os músculos contraídos, esse feedback lhe fornece também também uma percepção interior dos seus músculos, permitindo senti-los para relaxa-los. Assim que os músculos se relaxam, a pessoa não é mais empurrada para um dos lados e de novo fica de pé na vertical. Muitos dos problemas de saúde são somáticos e não corporais, isto significa que muitos dos problemas que se acredita "incuráveis", são incuráveis apenas do ponto de vista da medicina tradicional, não para a educação somática. Por isso o campo da Somática é uma boa notícia para milhões de pessoas. O que é curado pela somática não é uma doença e sim uma desorganização funcional: a saber, a AMNÉSIA SENSORIO-MOTORA. Grande parte dos problemas médicos do sistema sensório-motor e outros "incuráveis" devem-se ao fato de que nós literalmente perdemos a capacidade de auto-regulação-ESQUECEMOS COMO CONTROLAR NOSSOS PROCESSOS SOMÁTICOS. Alguns exemplos: São típicas de pessoas mais velhas, os ombros caídos, o peito afundado, a cabeça desviada para frente e toda uma postura que no geral, é inclinada para diante. Há 30 anos. essas mesmas pessoas mantinham seus ombros para trás, o peito alto e a cabeça ereta e tinham uma postura no geral reta. Sem que percebessem, seus músculos gradualmente se contraíram ao longo de um período de 30 anos e se hoje sua postura lhes é mostrada no espelho e se for pedido para corrigi-la e ficarem de pé eretos, não são capazes de faze-lo. Aquilo que podiam fazer voluntariamente aos 30 anos, deixaram de poder fazer aos 60 anos. Eles esqueceram como faze-los. O que aconteceu? Como podemos esquecer de controlar nossos músculos? A resposta é óbvia se pensamos nos dois níveis da função cerebral. O cérebro tem duas camadas básicas: em cima fica o córtex, cujos neurônios controlam todos os músculos voluntários; sob o córtex, apartir do sistema límbico e descendo para o pedúnculo cerebral, fica a seção do cérebro que dirige os movimentos involuntários, reflexos. Um dos mais comuns deses reflexos involuntários é o REFLEXO DO SUSTO: quando ouvimos um barulho forte e inesperado, puxamos involuntáriamente os ombros e a cabeça para frente, contraindo o múusculo abdominal que afunda o peito e interrompe a respiração. Dessa forma percebemos que a POSTURA INCLINADA DA VELHICE É O RESULTADO DO REFLEXO DO SUSTO, habitualmente congelado pela contração involuntária. Percebemos também, na medida que o reflexo do susto é causado pelo mêdo e pela apreensão, que esta postura deve-se ás milhares de vezes ao longo dos anos em que esta postura foi disparada pela ANSIEDADE até tornar-se uma postura involuntária habitual. Aparentemente, a postura curvada da pessoa de 60 ou mais anos parece permanente e impossível de ser mudada. Entretanto, ela não é permanente. O córtex esquecce somente como controlar esses músculos. Se desejamos mudar essa postura, devemos criar uma percepção sensorial desses músculos, que permita á pessoa assumir uma postura sensorial dos músculos que permita assumir uma vez mais o controle voluntário.De fato, se ensinamos a ela como sentir de novo aqueles músculos, ela restabelecerá o controle voluntário, liberando-se das contrações involuntárias. Mais ainda, na medida em que esses músculos são trazidos para um estado de relaxamento, sua postura se transformará da postura de um "velho" para a postura de uma pessoa de 30 anos. Acontece o mesmo na postura curvada para trás, quando os músculos da parte inferior das costas estão em contração involuntária e a pessoa não lembra mais como relaxa-los voluntáriamente. Esta condição tão comum é uma causa universal de dores crônicas e é usualmente associada á velhice. Também nesse caso, a pessoa deve ser instruida a sentir os músculos da região inferior das costas, por exemplo, contraindo-os voluntáriamente ainda mais do que já estão contraídos. Isto cria uma informação sensorial dos músculos para o córtex, lembrando aos neurônios motores as capacidades que haviam esquecido. Ao fim a dor desaparece. Ms também as costas curvadas se transformaram; a postura do corpo literalmente mudou. ESSA MUDANÇA DA POSTURA É OUTRO MODO DE ESTAR NO MUNDO, DE PLASTICIDADE CONDUTUAL, DE LIBERDADE DE MOVIMENTAÇÃO, DE OLHAR PARA O HORIZONTE, DE ABERTURA PARA O FUTURO EM VEZ DE OLHAR PARA BAIXO SEM ESPERANÇAS, OUTRO MODO DE RESPIRAR E DE COLOCAÇÃO PARA DETERMINADOS ORGÃOS, OUTRO MODO DE SENTIR E PENSAR. Dores das costas são o destino de quase 80% da população adulta em todas as sociedades urbanas. Estão diretamente associadas ao estresse comum ao meio urbano. Em termos comuns são associados a um reflexo involuntário, o reflexo de Landau: todos os seres humanos contraem involuntariamente os músculos lombares, colocando ás costas eretas em preparação para se moverem. Por exemplo a campanhia da porta toca e contraímos a parte inferior das costas, preparando-nos para levantar e abrir a porta; o telefone toca e contraímos os mesmos músculos; alguém nos chama pelo nome e respondemos novamente com a contração da parte inferior das costas, colocando-nos em estado de atenção alerta. O reflexo de Landau é constantemente despertado em sociedades industriais e urbanas, e é por isso que nossas costas estão tão contraídas involuntariamente, devido ao número de vezes em que repetimos esta resposta muscular incessantemente ao longo de de 40 ou 50 anos. Mas a curvatura dolorosa das costas pode ser totalmente transformada. Só colocamos a pessoa de bruços deitada e praticando a contração voluntária dos músculos da parte inferior das costas, uma coisa surprendente acontece: estes músculos começam a soltar e a se relaxar e voltam a estar sob controle voluntário. Em termos médicos, há pouco mais a fazer pelas dores nas costas que ir para cama e tomar analgésicos-que nunca mudam a própia condição das costas. Mas quando o problema é encarado em termos somáticos e a própia pessoa começa a fazer algo de dentro de seu sistema nervoso central, ela transforma suas costas. Esse tipo de procedimento somático pode ser aplicado a qualquer contração muscular ou distorção postural do ser humano. Representa um novo e enorme campo na área da saúde que não sabíamos existir antes. 3)LIBERDADE SOMÁTICA E AUTO-CONTROLE O campo da Somática tem uma atração extraordinária: é uma maneira de ensinar o seres humanos a autonomia e o auto-controle. A Somática pressupõe que a natureza essencial dos seres humanos consiste em sermos auto-conscientes e auto-regulados, e a eduacação somática é uma educação para a liberdade. Não há verdadeira liberdade a menos que o indivíduo tenha auto-controle suficiente para ser autonômo. A Somática afirma que a liberdade pessoal não é apenas uma realização "psíquica" ou "espiritual", mas é também uma conquista fisiológica. Pois liberdade significa que o bem estar corporal do individuo depende antes de tudo dele mesmo, e não de outras pessoas. A primeira autoridade a respeito de nosso corpo somos nós mesmos, assim como a primeira autoridade na condução de nossas vidas somos também nós mesmos. Ou levamos a sério a liberdade humana, ou estaremos no risco de perde-la diante da deflagração de forças autotoritárias que repetem ser o ser humano incapaz de reger sua própia vida e que dispõem, de especialistas autoritários para guia-lo. Liberdade humana completa significa liberdade de corpo tanto quanto liberdade de mente e de alma. Assim, a Somática não é apenas uma forma de conhecimento: É TAMBÉM UMA FORMA DE AÇÃO. é Isto que é atraente na Somática. Ela aponta para uma forma especial de "conhecimento" que simultaneamente dá ao individuo o poder de "agir". Em Somática, conhecimento é poder; Isto porque conhecimento interno de si mesmo é também condição prévia para o controle interno de si própio. A Somática descobriu que nós, individuos humanos, somos muito extraordinários do que até então podíamos acreditar que fôssemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário